top of page

  Neste trabalho de dissertação pretende-se desenvolver ferramentas de análise de informação capazes de, a partir de informação de grandezas elétricas monitorizadas na central fotovoltaica, avaliar desvios de desempenho relativamente ao seu desempenho ótimo e detetar anomalias de funcionamento nos diversos componentes do sistema.


  Um sistema de monitorização tem como objetivo garantir que o sistema fotovoltaico seja rentabilizado ao máximo, sendo as suas mais-valias a visualização e comparação de históricos através do armazenamento de dados, possibilidade de comparar, em tempo real, a produção prevista com a produção real, emissão de alarmes no caso de avaria dos equipamentos, informação dos relatórios de análise de investimento e previsão da produção.


  O conhecimento que se obtém da instalação permite o estudo aprofundado e integrado do funcionamento e do desempenho do sistema fotovoltaico, permitindo gerir eficazmente o processo de manutenção preventiva, a manutenção corretiva instantânea e a previsão detalhada do período de retorno do investimento feito.


  Nesta dissertação, pretende-se a otimização do conhecimento do comportamento de instalações fotovoltaicas, relativamente ao seu desempenho. Para atingir este objetivo, na primeira fase, desenvolveram-se modelos matemáticos que possibilitam a análise, individual e em conjunto, de variáveis específicas que descrevem a sua performance e permitem a deteção de anomalias existentes e, na segunda fase, foi desenvolvida uma metodologia de análise capaz de reconhecer problemas nas instalações e a sua origem.


  Os modelos matemáticos envolvem as variáveis de corrente e tensão DC. A partir da análise individual das correntes determinam-se os indicadores de desempenho do sistema, meteorológico e das strings e, da análise individual das tensões DC, analisa-se o comportamento da tensão ao longo do tempo. A análise conjunta das correntes e tensões DC revela a curva da característica fotovoltaica. A metodologia de análise desenvolvida permite a identificação e o mapeamento das zonas de funcionamento ideal e das zonas de funcionamento anómalas de modo a determinar o motivo das anomalias, efetuar a manutenção corretiva devida, evitando-se danos irreversíveis nos componentes do sistema e potenciando-se a instalação fotovoltaica.

bottom of page